Cores e Traços da Origem (2013)

Intervenção urbana

A intervenção urbana Cores e Traços da Origem concebida pela atriz e artista plástica Thaís Medeiros foi realizada em 2013 na Avenida Paulista na cidade de São Paulo. É um desdobramento da exposição de mesmo nome realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 2011.

 

Esta intervenção pretende reivindicar e apropriar-se da cidade como um espaço não só para a arte, mas também para lançar um olhar e uma reflexão a uma de nossas origens a partir de imagens e cantos transcritos da tradição indígena brasileira.

Nesta intervenção estão reunidas obras em serigrafia e acrílica sobre tela inspiradas em algumas imagens do espírito dos povos da floresta de várias etnias, em seus cantos e na sua língua que revelam a busca da artista sobre a ancestralidade do povo brasileiro através de cores, formas, desenhos e palavras, convidando o espectador a abrir espaços, criar frestas para ver, sentir e refletir sobre as culturas indígenas.

Na intervenção cada performer transita pelo espaço público com as obras da série Cores e Traços da Origem com a intenção de provocar um diálogo com os transeuntes.

VEJA O PROJETO NO FACEBOOK

FICHA TÉCNICA

Concepção e Obras: Thaís Medeiros

 

Com Andréa Batista, Bárbara (Barbie Girl), Ivan Medeiros, Nilo Masocatto, Otávio Oliveira, Thaís Medeiros, Ulysses Sanchez, Val Cassandri

 

Fotografia: Erick Gomes, Johny Macedo e Rodrigo de Jesus

 

Apoio Técnico: Sergio Hideyuki

 

Produção e Realização: Coletivo Galeria Gruta

 

Imagens inspiradas em fotos de Rodrigo Petrella e Pedro Martinelli