SOBRE

Fundado por Thaís Medeiros em 2008, o Coletivo Galeria Gruta é uma rede de artistas independentes voltado para o encontro e práticas artísticas articuladas do desejo e da necessidade de pesquisar e criar experimentos cênicos e instigar/provocar trocas artísticas e culturais apropriando-se de espaços públicos e privados.

 

O Coletivo caminha nas fronteiras entre o teatro, a performance, a música, as artes visuais e marciais, dialogando com as linguagens e trabalhando temas políticos e existenciais.

 

Tem como objetivo criar uma rede colaborativa de pesquisa cênica e de experimentação para promover arte de forma descentralizada buscando trazer para o momento presente a esfera do sensível… A arte pode nos trazer este tempo.

 

Nas grutas está gravada a memória da humanidade, nossa ancestralidade na forma de arte. Buscamos a arte como expressão do interno, da escuta de memórias e experiências pessoais.

 

Gruta gera, nutre, cria… Gruta está cercada de mistérios, vilosidades. Gruta é local sagrado do religare com o divino e com a história da humanidade. Gruta provê abrigo e refúgio, gera um ambiente seguro para a criação, para a gestação, para rituais… O Coletivo pretende prover esse instante, esse espaço de abrigo, refugio e consciência para rituais artísticos.

 

Desde sua criação realiza intervenções, exposições, performances e shows apropriando-se de espaços públicos bem como participa e realiza mostras e festivais nacionais e internacionais. Em suas ações o Coletivo formou uma rede afetiva e profissional que vem crescendo e além de produzir arte e cultura promove diálogos/intercâmbios com a cidade e os artistas de várias áreas de atuação e nacionalidades.