Tapete Manifesto

Performance-Instalação concebida e dirigida por Thaís Medeiros traz à cena uma reflexão sobre o tema da violência contra as mulheres bem como a massificação e vulgarização da morte nos dias atuais. Uma procissão simbólica, um manifesto poético cênico inspirado nos tapetes devoção (realizados nas festas religiosas de Corpus Christi) contra a trágica tradição de assassinatos de mulheres no Brasil.

Trata-se de um ritual poético, uma tentativa de, a partir do espaço da performance, sacralizar a vida das mulheres violentadas e assassinadas, criando no momento da confecção da obra, uma nova realidade. Um rito de transformação da violência em poesia e o empoderamento da mulher.
A dramaturgia da performance foi desenvolvida com base em estatísticas, notícias e depoimentos pessoais dos participantes.

Tapete Manifesto participou da série-documentário Causando na Rua da cineasta Tata Amaral e de diversos festivais nacionais e internacionais dentre eles: TRANSIT IX, Hostebro, Dinamarca; Magdalena Muenchen Saison, Munique, Alemanha; Ocupação Magdalena Vila Itororó, SP; 13o Mundo de Mulheres & Fazendo Gênero 11, Florianópolis, SC; Festival Internacional Multicidade – The Magdalenas Project, Rio de Janeiro, RJ; FAISCA, Alfenas, MG; e Ocupação Cena Aberta FUNARTE, Teatro de Arena Eugênio Kusnet, São Paulo, SP. A performance também foi apresentada no SESC Pompeia e Sto Amaro.

VEJA O PROJETO NO FACEBOOK

Série documentário Causando Na Rua com direção de Tata Amaral, Maria Farkas e Caru Alves sobre a performance Tapete Manifesto de Thaís Medeiros, com o Coletivo Galeria Gruta (5º episódio)

 

ASSISTA AQUI

FICHA TÉCNICA


Concepção e direção: Thaís Medeiros

Performance: Thaís Medeiros, Ivani Andrade, Eliane Diniz, Ulysses Sanchez e Valdir Ferreira

Músico: Ivan Medeiros

Produção executiva: Ivan Medeiros e Thaís Medeiros

Coordenação de produção: Ulysses Sanchez

Músicas: Caetano Veloso, Ivan Medeiros, Lila Downs, Tom Zé e Voix Polyphoniques (Brigitte Cirla, Isabelle Cirla e Marianne Suner)

Realização: Coletivo Galeria Gruta

Duração: 40 minutos